Porquê começar pelo Porquê
- Por que razão líderes como Martin Luther King ou John F. Kennedy geraram movimentos, apoiantes e seguidores?
- Por que razão empresas como a Apple, a Southwest Airlines, a Harley-Davidson e a Disney têm comunidades de clientes leais?
- Por que razão alguns líderes têm a capacidade de inspirar as pessoas com quem trabalham?
- O que os diferencia dos restantes líderes e empresas?
- Todos eles começam com o Porquê.
- Todos eles têm uma forma de pensar, agir e comunicar de dentro para fora.
- Todos eles inspiram, dão um sentimento de propósito, de pertença e uma motivação para agir em prol do bem comum.
- Todos nós podemos aprender a liderar seguindo este padrão
No livro Start With Why, Simon Sinek explica a importância de começar com o Porquê e de como essa abordagem pode ser aplicada por um líder, uma empresa ou num produto/serviço. O autor refere: «As pessoas não compram o que você faz, mas sim o Porquê de o fazer.»
Círculo Dourado
Este escritor criou um modelo que designou por “Círculo Dourado”, que nos permite compreender por que motivo os seres humanos fazem o que fazem. Isso ajuda-nos a ter evidências do que podemos alcançar se começarmos sempre pelo Porquê.
O modelo mostra-nos por que razão determinados líderes são capazes de inspirar a acção de dentro para fora, em vez de manipularem os colaboradores para agirem de fora para dentro. E é um guia para melhorar, gradualmente, a liderança, a cultura empresarial, o recrutamento, o desenvolvimento de produtos/serviços, as vendas, o marketing e os recursos humanos.
Poucas empresas e líderes têm consciência e comunicam o Porquê do que fazem. O Porquê vai para além de dinheiro, aliás, esse é um resultado. A importância de primeiro perguntar o Porquê permite aceder à razão da existência da empresa, para depois se questionar por que motivo essas empresas existem, por que é que os seus colaboradores se levantam da cama todos os dias para irem trabalhar ou por que razão as pessoas se devem importar.
O Como e o Quê
O Como e o Quê são outros dos elementos do Círculo Dourado. No caso destas premissas já existem diversas empresas e líderes com uma noção mais próxima. Muitos destes sabem Como fazem o que fazem e como se diferenciam, a sua proposta de valor. E praticamente todos tem noção do o Quê, isto é, conseguem descrever os seus produtos/serviços, concorrentes e sector de actividade.
A maioria das empresas e dos líderes pensam, agem e comunicam de fora para dentro, ou seja, do Quê para o Porquê. Dizem o que fazem, como é que fazem, mas raramente dizem por que motivo fazem o que fazem. Essas empresas tentam vender-nos o que fazem, mas nós compramos o Porquê de o fazerem. A Apple é um bom exemplo de quem começa pelo Porquê, não é o que faz ou como faz que a distingue, é o Porquê de o fazer.
Se está a criar uma empresa, comece com o Porquê. Se está a criar um novo produto/serviço, comece com o Porquê. Se lidera uma equipa ou empresa comece com o Porquê. Os líderes e as empresas com sucesso duradouro conquistam primeiro as emoções e somente depois a mente. Por isso, começam sempre com o Porquê!
Agende aqui uma sessão de coaching e descubra como potenciar o seu Porquê!