Coaching para profissionais na área bancária
Os profissionais na área bancária confrontam-se com vários desafios na execução das suas tarefas, nomeadamente, atender clientes irritados, com problemas financeiros e alcançar objectivos comerciais num ambiente de pressão e stress.
Por vezes são lhe exigidas que tenham simultaneamente várias competências, tais como, comunicação, gestão de prioridades, gestão de tempo, gestão de conflitos, gestão de equipa, inteligência emocional, planeamento, aprendizagem contínua, responsabilidade, tomada de decisão e liderança.
No entanto, nem sempre estes profissionais têm a oportunidade para desenvolverem e melhorarem essas habilidades, de forma a atingirem simultaneamente uma produtividade elevada e uma boa qualidade de vida.
Estudos recentes demonstram que 38% destes profissionais apresentam níveis elevados de stress tendo consequências físicas e emocionais na sua condição de saúde.
O coaching como metodologia orientada para a melhoria da produtividade e obtenção de resultados de excelência poderá ser uma das estratégias a seguir pelos profissionais nesta área de actividade.
Fórmula dos Resultados de Excelência
Resultados de Excelência = Focagem + Planeamento + Produtividade + Qualidade de vida
O profissional ao realizar um processo de coaching alcançará como ganhos, a tomada de consciência da sua situação actual, ou seja, das crenças limitadoras que fazem parte da sua história profissional e o afastam da sua melhor versão.
Alguns dos temas presentes no processo de coaching para os profissionais na área bancária são:
Focagem = Foco + Agir
Focagem, ou seja, a definição de objectivos. Estes estão ligados ao core da actividade bancária, por exemplo, objectivos de vendas, atendimento e satisfação do cliente.
Esses objectivos, por vezes, são estabelecidos por outras pessoas que não os próprios, no entanto, o cumprimento dos mesmos são da responsabilidade de todos. A tomada de consciência desse facto é o primeiro passo para alcançá-los, ou seja, entender que os obstáculos vão surgir e que serão oportunidades para validar as acções colocadas em prática.
O foco no que se pretende atingir num determinado prazo é fundamental para uma acção orientada nos resultados de excelência.
As perguntas da Focagem são:
O que é que eu tenho para fazer agora?
Qual é o meu foco para hoje?
Quais é que são as melhores escolhas hoje?
Planeamento = Plano + Movimento
Planeamento, ou seja, é um plano de acção em movimento. Este surge no momento da tomada de consciência e depois de assumir a responsabilidade para entrar em acção. Nada sai do papel sem dar um passo na direcção do que se quer.
As perguntas do Planeamento são:
O que é que será feito?
Porque é que será feito?
Onde é que será feito?
Quando é que será feito?
Por quem é que será feito?
Como é que será feito?
Quanto é que custará?
Produtividade = Produção + Quantidade
Produtividade, ou seja, é o aumento da quantidade produzida. A produtividade constitui uma das melhores medidas para aferir a performance de um profissional na área bancária. O grau de produtividade é, regra geral, um dos melhores indicadores para a medição do nível de eficiência e eficácia do mesmo.
O desejo de evoluir, conseguir ser cada vez mais eficiente e eficaz, é inerente em qualquer profissional na área bancária.
O coaching tem por base a crença potenciadora de conhecimento dos próprios talentos individuais dos profissionais, focando-se nos pontos positivos que podem e devem ser melhorados continuamente.
Para aumentar a produtividade é necessário conhecer os próprios talentos e aumentar a confiança em si mesmo. A partir do momento que o profissional bancário reconhece e confia nos seus talentos, será estimulado a ultrapassar os seus limites e fazer cada vez mais e melhor.
As perguntas do Produtividade são:
Quais foram os 3 momentos/dias/tarefas em que se sentiu mais competente/talentoso na sua carreira?
Quais foram os 3 talentos/factores que se destacaram nesses momentos/dias/tarefas?
Se pudesse voltar ao passado e escolher momento/dias/tarefas, qual seria a sua opção? Porquê?
Qualidade de Vida = Vida + Equilíbrio
Qualidade de vida, ou seja, vida em equilíbrio.
Os profissionais na área bancária estão sujeitos a ambientes de stress e às suas consequências físicas e emocionais.
O coaching como metodologia orientada para a melhoria do potencial humano ajudará os profissionais bancários a atingirem a qualidade de vida que desejam, avaliando quais as áreas que estão em equilíbrio, bem como, aquelas que precisam de maior atenção e por fim compreenderem como elas interferem umas com as outras.
A auto-análise é feita através da ferramenta do Nível de Satisfação que é a mais indicada para aferir o posicionamento, do profissional bancário, numa escala de 0 a 10 nas seguintes áreas: pessoal, profissional, relacionamentos e qualidade de vida.
É através do alinhamento e da congruência destas áreas que os profissionais bancários terão a oportunidade de crescimento profissional, pessoal e emocional.
Pronto, para atingir o seu melhor ano como profissional na área bancária?
Vamos juntos rumo à conquista dos seus bónus.
Agende aqui uma sessão de coaching e descubra todas as ferramentas para fomentar o seu potencial ilimitado.